segunda-feira, 11 de junho de 2012

Obesidade na adolescência

OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

A imagem corporal é o cartão de visita do indivíduo. Principalmente na adolescência, onde a aparência corporal determina a aceitação no grupo, ou não. Isto ocorre numa fase em que a necessidade de ser bem visto e aceito é fundamental para o desenvolvimento da personalidade.

De acordo com a OMS( Organização Mundial de Saúde), a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afetar a saúde.

Uma dieta balanceada desde a infância promove o crescimento ideal, desenvolvimento intelectual e, consequentemente, previne deficiências nutricionais e obesidade.

A obesidade é um distúrbio que, além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde, e quando não corrigido, danifica o coração, as artérias (sobretudo as coronárias), o fígado, as articulações, o sistema endócrino. Uma pessoa pode ser definida como obesa quando o seu peso corpóreo supera 20% do peso considerado ideal.

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ ACIMA DO PESO?

Para saber calcule seu IMC.

O IMC (Índice de Massa Corporal) é a medida de diagnóstico populacional mais utilizada para estudos epidemiológicos. Este é obtido, medindo-se o peso (kg) e a estatura (m) do indivíduo.

A partir dos valores obtidos, calcula-se o IMC (kg/m2), dividindo-se o peso pela altura ao quadrado, podendo-se, então, identificar o grau de obesidade conforme tabela encontrada no link http://taniabruschi.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-19T17:30:00-07:00&max-results=10.

VOCÊ É ADOLESCENTE? ESTÁ ACIMA DO PESO?

Além de ter um grande risco de continuar obeso quando crescer tem mais chances de adquirir uma doença crônica na vida adulta.

Sabe-se que o desenvolvimento de algumas doenças tem início precoce através de uma alimentação inadequada na infância e adolescência.

Com a cultura de fast foods, biscoitos recheados, refrigerantes, frituras e sedentarismo, não é difícil nos depararmos com adolescentes com sobrepeso e níveis de colesterol e triglicerídeos elevados














VOCÊ CONHECE OS ALIMENTOS QUE CONSOME?

Para que cada um entenda e adquira bons hábitos alimentares é indispensável que queira conhecer os alimentos, suas funções no corpo, sua importância, para entender o porquê do consumo desses alimentos. 

VOCÊ TEM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Na adolescência, estamos em crescimento constante. Nutrientes são importantíssimos nesta época para o desenvolvimento de órgãos e sistemas. Deve-se adequar o consumo de carboidrato, proteína e gorduras (macro nutrientes) e vitaminas e minerais (micro nutrientes), além de uma hidratação de no mínimo de dois litros diários de água. A dieta deve ser qualitativa em vez de quantitativa. Frutas, cereais integrais, legumes e verduras, carnes magras, leite e queijo branco, devem substituir cereais refinados (açúcar, pão branco), guloseimas, salgadinhos, queijos gordurosos etc.

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE REFEIÇÃO E LANCHE?

A refeição requer um tempo maior de preparo do alimento, o uso de utensílios como pratos e talheres e ainda pressupõe que a pessoa esteja sentada enquanto come e na companhia de familiares. O que não se encaixa nesse padrão é considerado lanche.

VOCÊ TEM HÁBITOS SAUDÁVEIS?

O hábito de omitir refeições, especialmente o desjejum, juntamente com o consumo de refeições rápidas, faz parte do estilo de vida dos adolescentes, sendo considerado comportamento inadequado e que contribui para o desenvolvimento da obesidade.

Além da alimentação, existem inúmeros fatores que influenciam crianças e adolescentes ao sobrepeso, como: genética, influência familiar, fatores ambientais e culturais e condições socioeconômicas. Hoje em dia, é comum os adolescentes deixarem de se exercitar em função de vídeo games e internet, além da mídia influenciando-os desde crianças a uma alimentação rica em gorduras saturadas e trans, açúcares e pobres em frutas, legumes, verduras e fibras.

Pesquisas apontam que entre os adolescentes 30,4% têm excesso de peso e 15,5% são obesos.

O excesso de peso durante a infância e adolescência é prenúncio de excesso de peso na idade adulta. Os adolescentes com excesso de peso, com pelo menos um dos pais obeso ou com excesso de peso, são referenciados como tendo 79% de probabilidades de que o excesso de peso se mantenha quando adultos.

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA ATIVA OU SEDENTÁRIA?

De acordo com a O.M.S, os pais têm uma importante responsabilidade na vida ativa dos seus filhos, pois:

se a mãe pratica atividade física, o filho é 2 vezes mais ativo;
se o pai pratica atividade física, o filho é 3,5 vezes mais ativo;
se o pai e a mãe praticam atividades físicas, o filho será 6 vezes mais ativo.

Uma dieta adequada, aliada a uma atividade física, proporcionam benefícios à saúde do adolescente que irão influenciar sua vida adulta, portanto, vale a pena investir desde já para uma melhor qualidade de vida.

VOCÊ CONSEGUE CONTROLAR A INGESTÃO DE ALIMENTOS?

Alguns fatores psicológicos contribuem para obesidade, pois muitos adolescentes comem como resposta a emoções negativas como tristeza, tédio ou raiva. A reação a uma contrariedade excessiva faz com que o indivíduo passe a consumir maior quantidade de alimento, adquirindo consequentemente mais peso;

A visão errônea, mas que ainda prevalece em muitos ambientes, de que obesidade, principalmente em crianças, é sinal de saúde e prosperidade, o que levará mais tarde ao desenvolvimento de adolescentes obesos;


SE VOCÊ NÃO CONSEGUE CONTROLAR A INGESTÃO DE ALIMENTOS, PROCURE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE PARA ORIENTÁ-LO.